Fale Conosco Fale Conosco

Blog

Postado em 3 de junho de 2018

DESCUBRA QUAL A VANTAGEM DO VIDRO SOBRE O POLICARBONATO COMPACTO ?


saopaulocoberturas descubra qual a vantagem do vidro sobre o policarbonato compacto coberturas de vidro em policarbonato 1 - DESCUBRA QUAL A VANTAGEM DO VIDRO SOBRE O POLICARBONATO COMPACTO ?


ESCOLHER QUAL COBERTURA UTILIZAR NA SUA REFORMA OU CONSTRUÇÃO TEM SIDO UM FONTE DE PREOCUPAÇÃO?

Se você ainda não sabe se a melhor alternativa deve ser a cobertura de vidro ou policarbonato é porque ainda tem dúvidas sobre esse materiais.

É natural! Com duas boas opções é comum ter medo de não fazer a escolha certa.

Mas, vamos te ajudar fornecendo informações para que você possa tomar a sua decisão.

VIDRO OU POLICARBONATO, QUAL ESCOLHER?

O cenário ideal, nesse momento, é contar com um especialista para mostrar as opções mais adequadas e inteligentes para cada tipo de obra e, assim, obter ajuda para fazer a sua escolha.

Entretanto, caso você não deseje ficar limitado às sugestões e queira se aprofundar mais sobre o assunto para tomar decisões mais assertivas, continue lendo este artigo, pois iremos esclarecer um pouco sobre as diferenças entre esses dois tipos de materiais.

Vamos começar explicando cada item e seus componentes.

COBERTURA DE VIDRO

Bem, este material não exige muita explicação, não é mesmo? Já convivemos com ele há séculos, e suas funcionalidades, com exceção de recém nascidos, todo mundo já conhece!

Quimicamente, é um material derivado da areia derretida, a qual são adicionados diversos componentes e que juntos promovem as principais características do vidro como transparência, durabilidade, resistência às mudanças climáticas, entre outros.

Além disso, o vidro recebe diversos tipos de beneficiamentos. Isso o permite ter uma infinidade de aplicações na construção civil. Vidros temperados, laminados, serigrafados, insulados, entre outros, possuem características diferentes e conferem segurança, privacidade e iluminação ao projeto.

COBERTURA DE POLICARBONATO

O policarbonato se tornou um material de uso muito comum atualmente. Diversas características que o constituem o tornam uma excelente alternativa em relação ao uso do vidro.

Já temos muitos produtos no mercado que utilizam esse material na sua composição, como por exemplo: óculos de sol e farol do carro, entre outros.

ESTRUTURA QUÍMICA

Pensando no aspecto químico deste material, podemos dizer que ele é composto de polissacarídeos, que são polímeros de cadeia longa, unidos por grupos de carbonato.

Também é chamado de termoplástico, porque possui a capacidade de ser moldável quando aquecido e o tipo mais conhecido de policarbonato é o bisfenol A. Este material é um dos tipos mais importantes de plástico utilizados na engenharia.

ESTRUTURA FÍSICA

Fisicamente, o policarbonato apresenta muitas semelhanças com o vidro. Em comum estão a estrutura incolor e transparente que permitem enxergar o ambiente do lado externo e ver o céu! Também há a vantagem de poder curvá-lo a frio possibilitando uma grande variedade de projetos.

Essas informações são apenas para que você possa entender as propriedades químicas e físicas do produto, uma vez que conhecê-las também pode ajudar na sua tomada de decisão.

QUANDO USAR CADA UM

As opções de policarbonato ou vidro devem ser utilizadas quando você deseja finalizar sua estrutura ou obra com uma cobertura transparente.

Os motivos para utilizá-los são variados e é de acordo com eles que você deverá decidir qual cobertura será mais apropriada ao projeto.

ALGUNS MOTIVOS SÃO:

  • Maior contato com o ambiente externo
  • Aproveitamento da luz natural
  • Redução de consumo de energia elétrica

COMO FAZER A SUA ESCOLHA

Bem, finalmente chegamos à pergunta do início do artigo. E qual dos desses dois materiais é melhor: cobertura em policarbonato ou em vidro?

QUAIS AS VANTAGENS DE UM SOBRE O OUTRO?

COBERTURA DE POLICARBONATO

A vantagem da cobertura em policarbonato é que ela é altamente resistente a impactos e não quebra, além de proporcionar uma grande variedade de projetos devido a possibilidade de acompanhar estruturas curvas.

Ele é um material extremamente leve e, por isso, pode ser aplicado a situações em que a carga é importante.

COBERTURA DE VIDRO

A cobertura de vidro não sofre desgastes devido a limpeza, o vidro continuará cristalino como no dia da instalação. Além de altamente resistente a riscos e arranhões, a cobertura em vidro tem muita resistência mecânica.

Com uma estrutura bem dimensionada, o vidro suporta o peso de uma pessoa sobre ele com tranquilidade, facilitando a limpeza e reparos de vedação, caso seja necessário.

NOSSAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao realizar a escolha leve em consideração o tipo de ambiente que sua cobertura criará e o projeto geral ao qual será inserida.

Como é possível constatar, o policarbonato é um material excelente e pode ser utilizado em diversos projetos, cobrindo ambientes nos quais o peso do vidro seja um impeditivo ou esteja exposto a choques e impactos.

Entretanto, a cobertura de vidro apresenta mais benefícios, o que torna a sua escolha mais vantajosa caso seja preciso um ambiente que revele maior transparência, luminosidade e para quem deseja um produto com maior durabilidade.

Assine nossa newsletter